Tripé dos investimentos: como impactam suas aplicações?

Tripé dos Investimentos; rendi investimentos; rendi
Saiba quais são os fatores que compõem o Tripé dos Investimentos.
O Tripé dos Investimentos tem impacto nas suas aplicações e compreendê-lo ajuda a escolher as formas em que irá aplicar o seu dinheiro de acordo com o perfil e objetivos traçados.

Também conhecido como Tripé Financeiro, o Tripé dos Investimentos tem impacto nas suas aplicações.

É um conceito que faz toda diferença na hora de realizar seus investimentos. É importante compreendê-lo para você analisar quais são seus objetivos e necessidades financeiras para saber onde aplicar seu dinheiro.

São três fatores: Segurança, Liquidez e Rentabilidade. Vamos te explicar o que cada um significa.

Segurança

Vamos começar pela Segurança que está atrelada ao risco que o investidor está disposto a correr na operação. É necessário que cada um saiba seu perfil de investidor, isso ajuda a compreender qual risco cada um está disposto a correr, se aceita ou não maiores riscos para ganhar mais dinheiro.

Por conta de histórias contadas sobre investidores que perderam dinheiro na Bolsa de Valores, muitas pessoas têm receio de entrar no mercado de ações. Porém é preciso destacar que a segurança de uma carteira de investimentos envolve, também, as ações que a compõem.

Há ativos que são mais seguros e outros com maiores riscos, mas é necessário ter em mente que a Renda Variável depende de diversos fatores externos, como, por exemplo, política e economia.

Leia também:

Rentabilidade

A rentabilidade é o valor de retorno que foi alcançado na operação. Esse pilar do Tripé de Investimentos costuma a ser muito atrativo, na Bolsa de Valores não é diferente, afinal boas ações podem oferecer alta rentabilidade que, por sua vez, atraem investidores.

Justamente por isso é preciso estar sempre atento a rentabilidade, mas sem esquecer do risco da transação.

Liquidez

Esse tópico corresponde a capacidade em que uma aplicação é convertida em dinheiro. A liquidez considera a facilidade e o tempo levados para gerar esse lucro.

No mercado de ações, existem as empresas que fazem parte do índice Ibovespa e que possuem maior número de negociações, essas empresas também possuem alta liquidez, haja vista que têm grande número de pessoas interessadas em comprar as ações das companhias.

Existem ativos que são pouco negociados, esses dispõem de menor liquidez tendo em vista o fato de ter menos pessoas interessadas e, muito provavelmente, a ação demorará mais para ser vendida.

Como o Tripé dos Investimentos tem impacto nas suas aplicações?

Sempre será necessário abrir mão de um dos três pilares do Tripé Financeiro ao escolher um investimento, seja qual fator for.

É necessário observar quais são as prioridades, se é Segurança, Liquidez ou Rentabilidade, dessa forma serão construídos os objetivos de cada investidor.

Objetivos e perfil traçado, com base nisso serão escolhidos os negócios que irá aplicar seu dinheiro, há investimentos com alta Liquidez e Segurança, mas pouca Rentabilidade e por aí vai.

As ações, por exemplo, são investimentos de alta Rentabilidade e Liquidez – se comparado aos investimentos de Renda Fixa, porém com menor Segurança.

Como foi apresentado, o Tripé dos Investimentos tem impacto nas suas aplicações e compreendê-lo ajuda a escolher as formas em que irá aplicar o seu dinheiro de acordo com o perfil e objetivos traçados.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like