Esse nome não é estranho, certo? Afinal você provavelmente já ouviu alguma notícia sobre a Taxa Selic. 

Mas você sabe de fato o que ela é e como funciona e qual impacto ela trás para os seus investimentos? Se a resposta foi não, fique ligado que iremos explicar tudo aqui neste artigo!

Boa leitura!


O que é taxa Selic?

Ela representa a taxa básica de juros do Brasil. Cada país tem seus próprios juros básicos.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras, além de ser a principal ferramenta do Banco Central (BC) para controlar a inflação, sendo assim, tem uma importância fundamental, especialmente para quem investe, seja na renda fixa ou na bolsa de valores.

O termo Selic é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, segundo a definição do próprio Banco Central, ela é a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no sistema para títulos federais.


Quem decide o valor dessa taxa?

O responsável por decidir esse valor é o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), formado pelo presidente e diretores da autoridade monetária.

É realizado a cada 45 dias uma reunião para definir se a Taxa aumenta, diminui ou se mantém estável com base em quatro fundamentos:

  • Inflação
  • Atividade econômica
  • Cenário externo
  • Contas públicas.

Taxa Selic Over x Taxa Selic Meta

Quando se fala sobre a definição da Taxa Selic é importante diferenciar dois conceitos: a Taxa Selic Over e a Taxa Selic Meta.

  • Taxa Selic Over – é a taxa de juros praticada quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra e usa, como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central.
  • Taxa Selic Meta – está é a que você está acostumado a ouvir sobre: a taxa básica da economia Brasileira. Ela serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado, e tende a ser a menor taxa na economia. Isso significa que é dela que, normalmente, estão falando quando você escuta notícias acerca dos juros e da Selic no país.

Enquanto a Taxa Selic meta apresenta um valor estável e artificial, a Taxa Selic over diz respeito, portanto, ao valor que está sendo, de fato, praticado. E está especialmente ligada aos empréstimos que acontecem entre bancos.


Como é calculada?

O cálculo é feito através da seguinte equação:

Equação utilizada para calcular a taxa selic.
Fonte: Banco Central.

Nesse caso,

Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;

Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação;

n: número de operações que compõem a amostra.

Na prática, não é necessário se preocupar com isso, já que o cálculo é realizado pelo próprio Sistema Especial de Liquidação e Custódia após o encerramento das operações, durante a noite. 


Por que a Taxa Selic é importante?

A Taxa Selic sempre foi uma ferramenta de controle da inflação: qualquer mudança que o Banco Central do Brasil fizer na taxa resultará em uma alta ou queda da inflação. 

Além disso, podemos dizer que o Banco Central:

  • Ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
  • E, ao baixar a Selic, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Como a Selic afeta seu dinheiro e investimentos?

Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Basicamente:

Se a Taxa diminui:
  • O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a baixar as taxas de juros, fazendo com que a inflação suba.
Se a Taxa aumenta:
  • Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação, consequentemente os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

Qual é a Taxa Selic hoje?

A taxa Selic está em 4,25% ao ano. Foi definida em Junho de 2021 pelo Copom, que decidiu subir a taxa 3,5% para 4,25% – a terceira alta consecutiva de 0,75 pontos percentuais.


Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
4 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like