A Bolsa de valores é formada por ativos com empresas de todos os tamanhos, das menores até as gigantes do mercado. Apesar das small caps possuírem um valor de mercado menor na bolsa, elas podem gerar altos retornos aos seus investimentos.

Neste post você entenderá melhor sobre o que são Small caps e quais as suas vantagens.

O que são small caps?

Small caps são ações de empresas que possuem baixa capitalização no mercado. De uma forma mais simples, significa que elas possuem um valor de mercado menor na Bolsa.

Essas ações costumam ser conhecidas também como ações de segunda ou terceira linha.

No geral, elas possuem valor de mercado entre 300 milhões e 2 bilhões de reais, deixando claro que esses valores podem sofrer alterações conforme a cotação do dólar.

Mesmo que essas companhias sejam líderes nos setores em que atuam ou até que já faturem milhões, ainda assim, por conta do baixo valor de mercado, são consideradas pequenas na Bolsa de Valores. 

Além disso, as Small Caps apresentam menor liquidez, tendo entre 3 e 5 milhões de reais negociados por dia. As mesmas apresentam maior potencial de valorização do que grandes empresas já consolidadas, mas em contrapartida, as mesmas apresentam menor liquidez.

Para ser considerada uma Small Cap a empresa não pode estar em recuperação judicial e ter ações negociadas a menos de R$1,00.

As small caps não fazem parte do Ibovespa (índice que mede o desempenho das ações mais negociadas da bolsa).

Quais as vantagens ?

Investir em ações small caps pode ser uma boa estratégia para quem busca alto potencial de valorização. Isso se dá pelo fato de ser mais fácil uma empresa pequena ter um forte crescimento, diferente de grandes empresas.

Além disso, muitas dessas companhias menores são inovadoras ou atuam em setores ainda não consolidados, fazendo com que a expectativa de crescimento aumente.

Outras vantagens de se investir em Small caps são:

  • ações com preços mais baixos;
  • se adaptam com mais rapidez às mudanças do mercado;
  • poder começar a investir com menos dinheiro.

Um ponto a destacar é que muitas dessas empresas que hoje estão na Bolsa, com o título de Blue chips, já foram small caps.

O que é o Índice Small Cap?

Verificar o desempenho das ações através do Ibovespa, já é algo comum para a maioria dos investidores. No entanto, o que muitos desconhecem é que existe outro índice, que representa as companhias menores da B3, conhecido como Índice Small Cap.

O Índice Small Cap, representado pela sigla SMLL, é o resultado de uma carteira teórica de ações e units de empresas de baixa capitalização, ou seja, esse índice acompanha e reflete o desempenho de papéis de companhias menores.

Na prática, ele funciona como uma referência para medir o desempenho das ações que compõem seu portfólio. Dessa forma, ele pode ser uma ferramenta muito útil para quem investe em ações small caps, isso porque serve como termômetro para analisar a tendência do mercado.

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Está interessado em montar uma carteira de Small caps? Acesse o Multibot e conheça nossa carteira de Small caps! E não para por aí, temos diversas carteiras para auxiliar você em sua tomada de decisão! 

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like