Renda fixa e variável: onde investir?

Renda Fixa e Variável: onde investir? - rendi investimentos - rendi
Saiba qual o melhor modelo de investimento para você.
Muito provavelmente você já se deparou com os termos de investimento de renda fixa e variável. Mas, afinal, o que isso significa? Esse artigo vai mudar o seu conceito de investimento.

Renda fixa e variável: onde você deve investir para rentabilizar seu dinheiro?

Com toda certeza, você já deve ter se perguntado: “terei dinheiro para me manter de forma estável futuramente?”. Saiba que os investimentos são ótimos para aumentar seu patrimônio. Inclusive em curto, médio e/ou longo prazo.


Renda Fixa

A renda fixa é um modelo de remuneração a qual regras já são definidas no momento da contração, assim o contratante possui uma estimativa de lucro no negócio firmado.

Nesse modelo, o contratante empresta seu dinheiro para bancos ou empresas públicas. Dessa forma, a instituição financeira utiliza esse dinheiro para empréstimos, saques e outras transações. Enquanto isso, as empresas públicas usam esse dinheiro para pagar as dívidas do Estado.

Logo quem investe nesse modelo fecha um contrato para restituição do valor emprestado.

Mas, ao contrário do que se pensa, a renda fixa também pode trazer prejuízos.

Isso ocorre quando o investidor não cumpre o prazo estabelecido no contrato, por exemplo. resgate o dinheiro antes do prazo estipulado. Dessa maneira, o investidor pode não obter lucros e, a depender do contrato, pode obter prejuízos.

Portanto o tipo de investimento e o local para o qual você emprestará seu dinheiro impacta no tipo de rentabilidade.

Onde investir em Renda Fixa – Exemplos

  • Poupança
  • CDB
  • Tesouro Direto
  • LCI
  • LCA
  • CRI
  • CRA
  • Letra de Câmbio
  • Debêntures

Renda Variável

A renda variável, como o próprio nome sugere, é um modelo o qual não é possível prever o valor de retorno, ou seja, o ganho varia.

Logo, a renda variável é um investimento mais arriscado. O retorno do investidor pode estagnar ou mesmo ter ganhos de valores altíssimos.

Entretanto, nesse modelo, o potencial de aumento do seu patrimônio é maior do que na renda fixa, que é considerado um investimento mais conservador.

Assim sendo, a maior vantagem da renda variável é justamente a possibilidade de ganhar mais dinheiro.

Quem aplica em ações, por exemplo, se torna sócio da empresa e, em maior ou menor proporção, participa do capital da companhia.

De fato, mesmo com maior risco, há vários benefícios em investir em renda variável, pois proporciona mais autonomia para ganhar mais dinheiro.

Atualmente, existem especialistas que, através de técnicas de análise, conseguem garantir mais segurança para quem deseja investir. Portanto é preciso ter cautela para não ser guiado por pessoas que não compreendem a totalidade do mercado financeiro.

Para que você tenha mais segurança e diminua os riscos no momento de investir, procure profissionais regulamentados e competentes.

Onde investir em Renda Variável – Exemplos

Aliás, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a Bolsa de Valores brasileira que intermedia esses investimentos.

Renda fixa e variável: onde investir?

Porque escolher uma se você pode aplicar nas duas? Os dois rendimentos se somam. 

Tão precioso quanto o anel do Smeagol é esse conselho: resguarde parte do seu dinheiro em algum tipo de renda fixa e invistaoutra parte em variável. Assim você estará preparado para os mais diversos cenários.

Até mesmo o investimento mais arriscado, renda variável, é possível ler o mercado com especialistas qualificados e, assim, diminuir os riscos dos investimentos.

No mercado de ações, por exemplo, é possível receber ações recomendadas por especialistas que acompanham o mercado diariamente, há recomendações disponíveis para aqueles que desejam investir a curto, médio e longo prazo.

As recomendações vêm com detalhes, valor da ação, melhor valor de compra e venda. Além das previsões de queda e alta na bolsa. Dessa forma, os riscos são menores para quem investe.

Esses benefícios somente são ofertados no Rendi, a casa de análise digital que pode te ajudar a ter mais segurança na hora de investir na Bolsa de Valores. O mercado de ações possui oscilações, mas quem souber ser resiliente no momento de investir pode ganhar um valor altíssimo.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like