Bolsa para Iniciantes | Renda Variável

A bolsa de valores oferece inúmeras oportunidades de investimento para quem está procurando investimentos com maior potencial de valorização. 

Quem já entende um pouco sobre ações, ou já investe nesse mercado, sabe que existem alguns tipos de ações diferentes. Mas você sabe quais os tipos de ações e as suas diferenças? 

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre:

  • O que são ações?
  • Quais os tipos de ações?
  • Quais as diferenças?

O que são ações?

Ações ou também conhecidas como papéis, são títulos nominativos e negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma organização.

Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa. Além disso, ele passa a correr os riscos desse negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Quando alguém compra uma ação na Bolsa de Valores, a mesma leva uma pequena parte da empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário.

De forma exemplificada, pense em uma pizza com várias fatias, quando você compra um ação é como se você estivesse comprando uma fatia dessa pizza.

Quais os tipos de ações?

Quando falamos sobre tipos de ações, se refere às categorias de ativos que são encontrados na B3.

As ações mais comuns na bolsa são as preferenciais e as ordinárias, porém, não são apenas elas que existem e vamos explicar cada uma aqui:

Ações Ordinárias (ON) 

As ações ordinárias são as mais comuns na bolsa de valores. Sua principal característica é o direito a voto e à participação nas decisões da empresa.

Essa participação, mais próxima da administração do negócio, depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui.

Ou seja, quanto mais ações ordinárias, mais poder de voto um investidor possui. 

Se uma empresa falir e for liquidada, os detentores de suas ações ordinárias só vão receber o dinheiro quando os detentores de ações preferenciais e os credores forem pagos.

As ações ON são identificadas pelo número 3 após a sigla da empresa.

Ações Preferenciais (PN)

Quem investe neste tipo de ação, assim como o nome indica, possui uma preferência na hora de receber a distribuição dos dividendos. No entanto, as ações PN não permitem o direito a voto nas assembleias.

As ações PN são identificadas pelo número 4 após a sigla da empresa.

Dentro das ações preferenciais ainda pode existir uma subdivisão entre classes A (PNA) e B (PNB). Sendo, respectivamente, identificadas na bolsa de valores pelos números 5 e 6.

Essa divisão é realizada de acordo com as normas das próprias empresas. Alguns exemplos são a USIM5, PN de classe A da Usiminas, e a ELET6, PN de classe B da Eletrobras.

Units

Uma Unit, ou certificado de depósito de ações, não é uma ação, mas sim um pacote de classes de ativos,  como ações ON e PN. 

Isso significa que quando uma pessoa adquire uma Unit, ela está comprando uma composição de ações dentro de um único produto.

As Units são identificadas pelo número 11 após a sigla da empresa.

Quais as diferenças?

Esses 3 tipos de ações citadas acima, são as mais comuns no mercado. Porém, além dessas,  existem outros tipos de ações, a qual a empresa que abre o seu capital pode personalizar outras classes de ações, dependendo dos seus objetivos.

No geral, a principal diferença entre os vários tipos de ações, são a concessão do poder de voto.  Dessa forma, a companhia pode criar categorias que dão mais ou menos direito de voto nos papéis.

Esses tipos de ações diferenciadas são representados pelo número após a sigla da empresa, podendo terminar em 5,6,7, etc.

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões.

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like