A procura por novos meios de investimentos vem crescendo muito no Brasil, sendo a renda variável uma delas. Apesar disso, muitos ainda se questionam o por que investir na bolsa de valores e sobre quais as suas vantagens.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois iremos apresentar alguns pontos para que você considere começar a investir na Bolsa.

Confira!


O que é Bolsa de Valores? 

De forma bem simples, a bolsa de valores funciona como um mercado onde se concentram as compras e vendas de ações e títulos que são disponibilizados por empresas de capital aberto. 

Assim que uma empresa começa a vender suas ações, são disponibilizados aos investidores através da bolsa de valores. O mesmo vale para quando investidores têm interesse em comprar ações de alguma organização. 

Em alguns países, existem diversas bolsas de valores. Mas, aqui no Brasil, temos apenas uma, a B3, que significa Brasil, Bolsa, Balcão. Ela é a junção das antigas bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro.


Quais as vantagens de investir na bolsa de valores?

Atualmente, operar no mercado de ações está cada vez mais fácil e democrático, fazendo com que o número de investidores cresça a cada dia.

Pensando nisso, preparamos 5 vantagens de investir na bolsa que você precisa considerar.


1. Investir em ações gera maiores retornos

Uma das principais vantagens de investir na Bolsa de Valores é que não há limites para os rendimentos. O lucro é determinado pela oscilação do preço de compra e venda dos papéis adquiridos e pelos proventos. Diferente da renda fixa, que sempre tem um retorno pré-estabelecido. 

Mas vale lembrar, que o maior potencial de ganho em ações está no longo prazo, já que o tempo é aliado da renda variável.


2. Oportunidade de investir em grandes empresas

Entre as vantagens da bolsa de valores, vale citar a chance de investir em diversas empresas, isso porque ações são frações de uma organização que decidiu abrir seu capital para arrecadar dinheiro com investidores.

As empresas tendem a crescer no longo prazo, seguindo o crescimento do país e da economia global, fazendo com que os seus ganhos sejam consolidados no longo prazo com os resultados delas e esse é um dos maiores motivos que quem tem interesse no mercado de ações deve considerar.


3. Alta liquidez

Com o aumento do interesse pela renda variável, o volume de negociações na bolsa de valores tem aumentado. Além disso, o mercado de ações brasileiro possui uma grande liquidez, o que proporciona naturalmente uma facilitada porta de entrada e saída para os investidores que se preocupam com a liquidez.


4. Acesso a alternativas estrangeiras

Se você deseja ter exposição ao mercado internacional sem precisar sair do país, a bolsa de valores também oferece isso. Algumas opções de investimentos estrangeiros são: os BDRs e os ETFs ligados a índices estrangeiros.


5. Melhora seu controle emocional

Influenciados por momentos de pânico no mercado, crises e conselhos de terceiros, muitos investidores tomam decisões por impulso e acabam perdendo dinheiro.

Porém ao investir em ações em longo prazo, você melhora seu controle emocional e evita as armadilhas mais comuns que levam ao prejuízo na bolsa. 

“Investir é algo em que você deve ser puramente racional e não deixar que a emoção afete sua tomada decisão”.  

Bill Ackman

Se você está considerando começar a investir na renda variável, saiba que a bolsa de valores tem várias possibilidades de investimentos que você pode escolher. 

Mas tenha em mente que investir na Bolsa de Valores pode ser muito vantajoso quando se tem uma estratégia bem definida e controle emocional para administrar os riscos.

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 


Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like