Você sabe o que é recompra de ações, como funciona e quais os seus benefícios? Apesar de ser uma operação comum e que vem crescendo no Brasil, ainda há bastantes dúvidas sobre o assunto.

Pensando nisso, preparamos esse post para explicar certinho o que são recompras de ações e como isso afeta seus investimentos.

O que é recompra de ações?

A recompra de ações, também chamado de Buyback, é uma estratégia utilizada pelas empresas de capital aberto para readquirir ativos que foram comercializados na Bolsa de Valores. 

Ou seja, como o próprio nome já diz, as empresas recompram as ações de seus acionistas a fim de custodiá-las em tesouraria ou de tirá-las de circulação do mercado, resultando em menos ações negociadas, fazendo com que aumente a participação dos acionistas existentes.

Por que as empresas fazem recompras de ações?

Um dos principais motivos para uma empresa realizar esse tipo de operação são:

  • Acreditar que o preço de suas ações está muito abaixo do seu real valor;
  • Valorizar os papéis que continuam em negociação;
  • Mostrar ao mercado que a organização acredita em suas próprias ações e que possui dinheiro em caixa para recomprá-las;
  • Cancelar ações para reduzir o número de acionistas, aumentando assim, seu próprio lucro e os dividendos de seus acionistas;
  • Guardar ações para revendê-las quando a cotação subir, o que também trará lucro futuro para a empresa e seus acionistas;
  • Recompra de ações em momentos de queda com o objetivo de vendê-las com lucro no futuro;

Como funciona a recompra de ações?

Para ter o direito de recomprar suas próprias ações, uma empresa precisa fazer uma solicitação formal à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim que a requisição for aprovada, a empresa tem um ano para realizar a recompra.

Logo que a recompra for realizada, a empresa é obrigada a escolher entre duas opções, sendo elas, cancelar essas ações ou custodiar as mesmas ações para uma posterior revenda. 

Quais as vantagens da recompra?

Realizar essa operação traz resultados positivos tanto para a empresa, quanto também para os seus acionistas.

Algumas das vantagens são:

  • Realizar a recompra de ações pode gerar um sinal positivo para o mercado, indicando que esse seria o melhor momento para a compra, fato esse que impulsiona a valorização das ações;
  • Melhora a relação oferta x demanda, levando os preços a subirem;
  • Aumento da participação dos acionistas: No caso do cancelamento das ações compradas pela empresa, os investidores que permanecem com seus papéis aumentam a sua participação nos negócios da companhia, tendo uma parcela maior da empresa, dessa forma, o investidor recebe mais dividendos ao longo dos anos.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre recompra de ações? Acesse nosso podcast e entenda mais sobre o assunto!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com a Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Como abrir conta em uma corretora?
Leia mais

Como abrir conta em uma corretora?

O primeiro passo para você começar a investir na Bolsa de Valores é abrir uma conta em uma corretora. Atualmente, o mercado brasileiro oferta diversas corretoras, algumas cobram mais taxas, outras menos, outras nenhuma. Por isso é fundamental escolher muito bem a corretora que você irá aplicar o seu dinheiro.