Mid cap – O que são e quais suas características?

mid caps rendi investimentos

Quando nos referimos ao tamanho das empresas da bolsa de valores, é comum ouvir os termos Small caps e Blue chips, mas além dessas, existem as chamadas Mid chip.

No artigo de hoje, veremos o que são as Mid chips e quais as vantagens e desvantagens de se investir nessas empresas.

O que são Mid caps?

As ações Mid caps (também chamadas de Middle caps), são papéis de empresas que possuem nível médio de capitalização, em outras palavras, possuem valor de mercado intermediário dentro da bolsa de valores.

Dessa forma, as Mid caps são as empresas consideradas médias na bolsa de valores, sendo grandes demais para serem consideradas uma Small caps e pequenas demais para serem uma Blue chip.

Quais os requisitos para uma empresa ser considerada mid cap?

Não há uma faixa de valor exata para classificar um negócio como mid cap, porém, no Brasil, é comum que as mid caps tenham um valor de mercado entre 2 bilhões e 10 bilhões de dólares.

Outras condições para as ações mid caps participarem na B3 são: não possuir processo de recuperação judicial e estarem presentes em 95% dos pregões selecionados pela B3.

É importante mencionar que as mid caps não estão diretamente relacionadas ao índice Ibovespa (embora algumas mid caps possam compor a carteira teórica do índice). Assim, normalmente, elas não têm relação tão direta com a cotação do índice.

Quais as vantagens e desvantagens de se investir em Mid caps?

Algumas das vantagens são:

1- Bom potencial de crescimento

Como possuem média capitalização, espera-se que essas empresas tenham uma boa performance, principalmente em questões relacionadas ao aumento dos lucros e crescimento empresarial. Isso se dá pelo potencial de valorização e crescimento.

2- Possibilidade de encontrar boas oportunidades

Por serem empresas menos faladas no mercado financeiro, existe a possibilidade de encontrar boas oportunidades no mercado e fazer investimentos com boas chances de trazer retornos positivos no futuro.

Já algumas desvantagens são:

1- Menos informações

Pode ser mais difícil encontrar informações de algumas mid caps se comparado com as empresas blue chips. Por conta disso, fazer uma análise eficiente de determinadas companhias mid caps acaba sendo mais complicado.

2- Maiores riscos

Empresas mid caps costumam apresentar riscos um pouco maiores aos investidores em comparação com as blue chips, afinal, estas empresas estão em processo de crescimento e consolidação no mercado. Por isso, é preciso avaliar os riscos antes de escolher investir ou não nessas ações.

Exemplos de Mid Caps brasileiras

Alguns exemplos de mid caps brasileiras são:

  1. MRV (setor de construção);
  2. Marfrig (setor de  alimentos);
  3. Cyrela (setor de construção);
  4. Raia Drogasil (setor de farmácia);
  5. Natura (setor de cosméticos);
  6. Embraer (atua nos segmentos de Aviação).

Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma plataforma focada em investimentos, com a missão de fazer seu dinheiro render!

Acesse nosso site https://rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like