Você certamente já ouviu falar sobre a inflação, mas você sabia que ela afeta os seus investimentos e a rentabilidade alcançada ao longo do tempo?

Entender índices econômicos, como a inflação, é essencial para tomar decisões mais certeiras e compor uma boa carteira, com resultados dentro daquilo que você espera.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre:

  • O que é inflação?
  • Por que a inflação é tão importante para a economia?
  • O que são índices de inflação (IPCA e IGPM)?
  • Quais são os impactos da inflação nos investimentos?

Confira!


O que é inflação?

De acordo com o Banco Central do Brasil, ​Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços, o qual implica na diminuição do poder de compra.

Sendo assim, a inflação representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas, em decorrência da elevação do preço dos produtos e da desvalorização da moeda.

A inflação pode ter várias causas, que podem ser agrupadas em:

  • pressões de demanda
  • pressões de custos
  • inércia inflacionária e
  • expectativas de inflação.​

Mas de fato, como ela funciona?

Para que você entenda bem como funciona a inflação basta pensar da seguinte forma, com seu salário atual você consegue comprar as mesmas coisas que comprava a 5 anos atrás?

Provavelmente sua resposta foi não, e isso se dá pelo fato de hoje o dinheiro “valer menos” e por consequência disso você não consegue comprar as mesmas coisas.


Por que ela é tão importante para a economia?

A inflação afeta a economia diretamente, principalmente quando falamos do poder de compra da população, afetando principalmente as camadas menos favorecidas, já que as mesmas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação.

Isso se traduz em uma diminuição do consumo no mercado, o que impacta diretamente a previsão de vendas das empresas, com uma tendência de baixa no faturamento.

A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico.

Saco de dinheiro com gráficos em vermelho e verde indicando a Inflação.

O que são índices de inflação (IGPM e IPCA)?

A inflação é medida por índices que têm relação com os preços de produtos e serviços. Eles mostram, basicamente, qual é o movimento dos preços, seja de queda ou de alta.

Contudo, percebe-se que os índices de inflação são diferentes. Entenda melhor sobre cada um abaixo:

IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado)- este é o indicador de movimento dos preços, o qual monitora os preços praticados na construção civil, no atacado e no comércio varejista. É calculado mensalmente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado no final de cada mês de referência.

Atualmente o IGP-M é o índice de referência utilizado para o reajuste dos aumentos de:

  • energia elétrica
  • contratos de aluguéis de imóveis residenciais e comerciais
  • alguns tipos de seguros
  • contratos de escolas e universidades

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)- Criado em 1979, o indicador serve para medir a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras.

O IPCA mede a variação do custo de vida das famílias assalariadas com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais vigentes.

Este é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionárias.


Quais são os seus impactos nos investimentos?

A inflação impacta diretamente todos os tipos de investimentos, desde a renda fixa até a renda variável, já que a mesma interfere no poder de compra do dinheiro. 

O principal impacto ocorre na rentabilidade das aplicações. Isso porque existem diferenças básicas entre a rentabilidade nominal (aquela que registra o retorno bruto, sem descontos) e a rentabilidade real (que já tem o desconto de taxas, impostos e da inflação).

Neste caso, é fundamental que o investidor esteja sempre de olho na rentabilidade real dos investimentos para evitar cair em armadilhas e pegadinhas do mercado financeiro.


Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like