Os Fundos imobiliários costumam ser uma alternativa para quem quer investir em imóveis sem se tornar proprietário.

Mas você sabe o que são fundos imobiliários? E como eles funcionam? Fique ligado, que iremos explicar tudo aqui! 😉


O que são Fundos Imobiliários?

Os fundos de investimentos imobiliários, também conhecidos como FIIs, são como outros fundos de investimento, os quais reúnem pessoas interessadas em investir e possuem gestores responsáveis por controlar e gerenciar para onde os valores irão. 

Os FIIs são formados por investidores que aplicam recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário, podendo ser shoppings, agências bancárias, hospitais, hotéis, lajes corporativas, galpões, dentre outros. 

Esta é uma forma de se investir no mercado imobiliário, sem ter que adquirir um imóvel.


Como funcionam?

Todas as negociações dessas cotas de fundos imobiliários acontecem na Bolsa de Valores, assim como as ações de uma grande empresa.

Os investidores financiam os FIIs, por meio de uma oferta pública e com esse capital em conjunto, uma gestora investe em oportunidades do setor imobiliário.

Todos os cotistas pagam um mesmo valor por uma cota de fundo e recebem a mesma rentabilidade por cada uma (quanto mais cotas forem compradas, maior tende a ser o lucro do investidor ou o seu prejuízo, no caso de ele não ter um rendimento).

Os resultados do fundo, seja rentabilidade ou perda, são repassados de forma igual para os investidores, também chamados de cotistas.


Tipos de FIIs

Os principais tipos de fundo presentes no mercado são: 

  • Fundos de tijolo: Os fundos de tijolo investem na construção, aquisição ou aluguel de empreendimentos físicos, já finalizados ou que ainda estão em construção. Prédios comerciais, shoppings centers e hospitais são alguns dos que entram como ativos. 
  • Fundos de papel:   Os fundos de papel são compostos por CRI’s (Certificados de Recebíveis Imobiliários), por LCI’s (Letras de Crédito Imobiliário) entre outros. O rendimento desses fundos está vinculado, portanto, ao rendimento que esses papéis ou títulos apresentam. Nos FIIs os títulos ligados ao mercado imobiliário são adquiridos pelos cotistas, em vez dos imóveis.
  • Fundos de Fundos: São investimentos em aplicações financeiras que reúnem recursos de investidores, visando o lucro com a compra e venda de títulos de outros fundos imobiliários. 
  • Fundos híbridos: São fundos que podem ter em uma carteira tanto papéis do mercado imobiliário (FII’s, Ações e Títulos de renda fixa), quanto os imóveis em si, ou seja, mesclam os tipos de fundos imobiliários. 

Está pensando em investir em Fundos imobiliários? Então venha conferir a carteira de FIIs do Multibot! Teste por 7 dias grátis.


Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com a Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 
Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like