É muito comum no mercado financeiro ouvir o termo investidor e se referir a quem investe como sendo um investidor, mas o uso da palavra pode ser um tanto equivocado em alguns casos.

Existem diferentes personagens que atuam no mercado de ações, entre eles estão o especulador e investidor.

Neste artigo você verá sobre:

  • O que é um investidor?
  • O que é um especulador?
  • Qual a diferença dos dois?

O que é um investidor?

De acordo com a Comissão do mercado de Capitais, “Os investidores são pessoas que colocam parte do seu dinheiro em determinado projeto/investimento, adquirindo Valores Mobiliários – Ações, Participação em Fundos de Investimento, etc”.

Dessa forma, um investidor é alguém que investe em algo, para que o seu dinheiro renda mais do que um depósito bancário pode oferecer.

Existem diferentes categorias de investidores, como conservador, moderado, arrojado, entre outras categorias. Para cada perfil de investidor, é possível associar um tipo de aplicação que seja mais indicada de acordo com o risco que o envolve.

O que é um especulador?

De acordo com o dicionário, especulador é uma “Pessoa que faz especulações comerciais ou financeiras, buscando obter lucros prováveis, partindo das alterações do mercado financeiro”.

Um especulador é aquele indivíduo que age no mercado, seja de ações, mercadorias, futuros, ou qualquer outra coisa, visando lucros no curto prazo.

É possível dizer que os especuladores não possuem apego às ações que existem em sua carteira, apenas investem em algo pensando no retorno futuro e não porque acreditam de fato no potencial de crescimento de um empreendimento.

A especulação não é uma aposta, já que os especuladores tentam tomar decisões informadas sobre as direções do comércio, porém o risco tende a estar significativamente acima da média.

Qual a diferença entre Investidor e Especulador?

A principal diferença entre os dois, é a quantidade de risco assumido no mercado financeiro.

Para Buffett, em uma operação de investimento o foco é na análise do ativo para determinar se vai comprá-lo, a fim de ganhar mais dinheiro no longo prazo. Já em uma operação especulativa o foco é no preço da ação e não no próprio ativo, esperando que o preço valorize, sem qualquer análise.

Algumas das características que diferenciam investidor de especulador são:

Investidor:

  • Está interessado em compras de títulos e investimentos no médio e longo prazo;
  • Disposto a assumir risco moderado;
  • Interessado em JCP ou dividendos sobre o investimento;
  • Espera moderada de retorno em troca do risco moderado assumido;
  • Decisão de compra é alcançada através da análise cuidadosa do desempenho passado e as perspectivas futuras da empresa ou da situação econômica de um país.

Especulador:

  • Normalmente interessados em explorações de curto prazo, podendo atuar no day trade, ou em transações de poucos dias/semanas;
  • Disposto a assumir riscos elevados;
  • Interessados na apreciação dos preços. Os juros ou dividendos, são considerados insignificantes;
  • Espera uma alta taxa de retorno em troca do risco assumido;
  • A compra de um ativo é geralmente baseada na intuição, rumores, gráficos ou análise de mercado que não foca na indústria específica ou no governo do qual se compra títulos.

Apesar de qual você seja (investidor ou especulador) é importante conhecer a si mesmo. Entender como funcionam seus investimentos e tomar decisões racionais e ter boas estratégias definidas, é fundamental para seguir com bons investimentos.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões.

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like