Quando você escuta o termo Educação financeira, o que vem a sua cabeça? Se você pensou apenas em estudos, cursos, palestras e muita teoria, devo-lhe dizer que vai muito além disso.

Mas afinal, o que é educação financeira, qual a sua importância e como aplicar em sua vida? Entenda melhor sobre o assunto neste artigo.

Boa leitura!

O que é Educação financeira?

De acordo a OCDE (2005), “o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada”.

Tá, mas de fato o que isso quer dizer?

Bom, de forma simples, educação financeira ensina você a construir um planejamento financeiro, dessa forma, você consegue dominar o seu dinheiro e tem mais consciência do que fazer com ele.

A educação financeira envolve fatores financeiros e emocionais, como se questionar se a compra ou aquisição de determinado produto ou serviço realmente é necessária no momento. Assim, você consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais tranquilidade.

Vale destacar que educação financeira não é só para quem tem bastante dinheiro, é um assunto que todos devem saber. O importante é você saber controlar o seu dinheiro e se planejar.

Qual a sua importância?

Para você que está em busca de alcançar a independência financeira, ter um bom planejamento financeiro é essencial.

Esse planejamento nada mais é do que um guia para organizar melhor seu dinheiro, ou seja, saber como estão seus gastos e ganhos.

Ter uma vida financeira saudável é o principal passo para não entrar em dívidas. Além disso, os benefícios vão além só dos financeiros, já que quanto mais saudável sua saúde financeira estiver, menos estresse você terá. Com isso, a sua saúde mental tende a permanecer estável.

Homem mexendo em um notbook. Filtro roxo sobre a imagem.

Como aplicar em sua vida?

Educação financeira é muito mais simples do que possa parecer. Antes de qualquer coisa é importante ter em mente algumas questões, como:

  • Eu faço compras por necessidade ou por emoção?
  • Consigo controlar meu dinheiro ou deixo ele guiar minhas escolhas?
  • Tenho dívidas ou todas minhas contas estão em dia?

Essas questões podem ser guias para você começar sua educação financeira.

A partir dessas questões, veja 3 dicas que podem te ajudar a colocar em prática conceitos importantes de educação financeira.

  1. Tenha em mente quanto ganha e quanto gasta – Esse é o primeiro passo para quem deseja se organizar. Saber o que entra e o que sai de dinheiro na conta é essencial para manter os pagamentos em dia e saber até onde pode ir.
  2. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo – Ter objetivos é essencial para se manter motivado a controlar suas finanças.
  3. Tenha uma reserva de emergência – Imprevistos acontecem, por isso, ter dinheiro guardado pode evitar que você tenha dor de cabeça em momentos como esse.

Quanto mais você souber sobre suas finanças, mais fácil fica para saber onde e como investir. Afinal, Educação financeira aliada a bons investimentos, pode proporcionar um futuro bem mais tranquilo.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões.

Acesse nosso site www.multibot.com.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like