Provavelmente você já deve ter ouvido sobre dividendos, afinal, os dividendos são um grande atrativo. Mas, afinal, o que são dividendos? Como eles funcionam? Como você recebe dividendos?

Neste artigo, você entenderá sobre o assunto e qual a vantagem desta remuneração para os investidores.

O que são dividendos e como funcionam?

Os dividendos são uma das formas utilizadas pelas empresas para remunerar os investidores. Além dele, existem ainda os juros sobre capital próprio (JCP), bonificação e direitos de subscrição.

Essa remuneração funciona da seguinte forma: quando uma pessoa compra ações de uma companhia, ela passa a ser “sócia” da empresa (também chamado de acionista). 

Como acionista, ela ganha o direito de receber parte do lucro líquido da empresa de acordo com a quantidade de papéis que ela possui. Essa distribuição acontece por meio dos dividendos e é uma forma de atrair investidores. 

Como as empresas pagam essa remuneração?

Para uma empresa pagar dividendos, ela precisa seguir esses passos: 

  • Primeiro, a empresa precisa conseguir aprovação do seu Conselho Administrativo, órgão interno que supervisiona as atividades da organização.
  • Depois os membros da empresa se reúnem e decidem a respeito da remuneração, avaliando se há lucro suficiente para distribuir uma parte com os acionistas.
  • Feito isso, o próximo passo é protocolar a decisão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Banco Central.
  • Após informar publicamente a decisão de pagar os dividendos e também os valores e as datas para que isso aconteça, resta o pagamento: os mesmos devem ser creditados nas contas dos acionistas.

Por que as empresas pagam dividendos?

De acordo com a Lei nº 6.404/76, as empresas listadas na Bolsa de Valores que tiverem lucro líquido devem distribuir uma porcentagem desse lucro entre os acionistas, sendo uma forma de recompensar quem compra as ações da empresa. 

Apesar disso, não existe um percentual mínimo obrigatório do lucro que deve ser dividido entre os investidores, porém é comum as empresas brasileiras distribuírem 25% do lucro líquido ajustado entre os acionistas – um tipo de padrão adotado pelas companhias para tornar seus papéis mais atrativos.

Isso porque o preço das ações da maioria das empresas que pagam bons dividendos não costuma variar muito. Dessa forma, a distribuição dos lucros serve para recompensar os investidores que compram essas ações.

Como receber dividendos?

As formas de pagamentos de dividendos mais comuns são em dinheiro e em novas ações.

Um ponto importante é que os pagamentos feitos dependem do número de ações que o investidor já possui. Por exemplo, quem tem 300 ações de determinada empresa vai receber lucros proporcionalmente maiores em comparação com quem possui 100 ações da mesma empresa.

Não existe uma data fixa para os pagamentos de dividendos, podem acontecer de forma mensal, trimestral, semestral ou anual.

Qual a vantagem para os investidores?

A principal vantagem para os investidores é receber uma remuneração extra. Essa vantagem faz com que muitos investidores se interessem por empresas que distribuem seus lucros aos acionistas com frequência. 

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Se você ficou interessado neste tipo de remuneração, aqui no Multibot temos carteiras de dividendos, para os investidores que buscam menor volatilidade e a oportunidade de criar um fluxo de renda recorrente, além do crescimento do valor de mercado do portfólio pela apreciação das ações.

Acesse nosso site www.multibot.com.br , e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like