Para quem está começando agora a investir na bolsa de valores, surgem muitas dúvidas a respeito de como comprar e vendar ações.

Pensando nisso, preparamos esse post para explicar certinho como ocorre esse processo na bolsa de valores.

O que são ações?

Ações ou também conhecidas como papéis, são títulos nominativos e negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma organização. Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa. Além disso, ele passa a correr os riscos desse negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário.

Como comprar e vender ações?

Antes de começar a negociar no mercado, você precisa ter uma conta em uma corretora.  A escolha da mesma é de sua preferência. Na hora de escolher uma corretora de valores, é fundamental que você conheça bem a instituição e o custo-benefício que ela oferece. Isso fará grande diferença nos seus resultados, além de evitar surpresas desagradáveis. 

Após abrir sua conta, você terá acesso ao home broker, onde irá realizar suas compras e vendas através dele.

Atualmente o home broker é o jeito mais comum de comprar e vender ações, já que ele é um sistema que permite aos investidores negociar ações e diversos outros ativos financeiros pela internet. Através dele, os investidores se conectam às suas corretoras e ao ambiente da bolsa de valores e conseguem operar por conta própria.

Agora que você já está em seu home broker, basta seguir esses passos:

  • Em primeiro lugar, escolha a ação que você deseja comprar ou vender.
  • Segundo, determine a quantidade de ações e o preço, lembrando que o lote padrão de negociações na bolsa são de 100 ações.
  • Terceiro, programe a ordem de stop loss, esta é válida para a compra de ações e não é uma etapa obrigatória, mas é recomendável que seja feita, já que caso a ação evolua diferente do que você esperava e comece a cair, a sua ordem de stop loss é disparada e suas ações são vendidas automaticamente, limitando as suas perdas.
  • E por último, envie a confirmação da ordem de compra ou venda e pronto, você comprou ou vendeu sua ação!

Como comprar e vender ações no fracionado?

Para comprar ou vender ações fracionadas, basta seguir as mesmas dicas dadas acima, mas na hora de determinar a quantidade, coloque o tanto que você deseja comprar ou vender. 

Como o padrão é 100, você pode comprar e vender no fracionado de 1 a 99. Vale lembrar que as ações que estão fracionadas possuem a letra F na frente do ticker.

Agora que você viu que comprar e vender ações é bem simples, só falta começar a investir. E caso você tenha dúvidas de como escolher ações, temos um podcast, dando dicas de como escolher boas ações.

Imagem roxa, chamando para ouvir o podcast Como escolher uma ação?

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui! 

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com a Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br , e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like