A cada ano a procura por investimentos de renda variável vem crescendo no Brasil, mas apesar disso, ainda há muitas dúvidas a respeito da bolsa de valores.

Muitos ao ouvir sobre a Bolsa de valores já se assustam e apesar de parecer algo confuso e complexo, iremos te mostrar que a realidade é outra e que investir é muito mais simples do que pode parecer.

Se você quer entender o que é bolsa de valores e como começar a investir é só continuar lendo!

O que é Bolsa de Valores? 

De forma bem simples, a bolsa de valores funciona como um mercado onde se concentram as compras e vendas de ações e títulos que são disponibilizados por empresas de capital aberto. 

Assim que uma empresa começa a vender suas ações, são disponibilizados aos investidores através da bolsa de valores, o mesmo vale para quando investidores têm interesse em comprar ações de alguma organização. 

No Brasil, o Ibovespa (também conhecido como B3) é o principal índice da bolsa de valores. É ele quem representa a média de desempenho das principais ações negociadas na bolsa nos últimos meses. Sendo assim, através dele, você sabe como está o mercado financeiro.

Como funciona a Bolsa de Valores? 

A bolsa de valores funciona como um ponto de encontro entre os investidores que querem comprar e os que pretendem vender ações. Através dela, uma empresa decide abrir seu capital e disponibilizar ações em troca de verba. Então, ao comprar uma ação, você se torna um acionista, ou seja, um pequeno sócio da empresa.

Quais as vantagens de investir na bolsa de valores? 

Investindo de forma correta, a bolsa de valores se torna um investimento bastante lucrativo, já que, ao comprar uma ação você se torna um acionista e a longo prazo seu patrimônio tende a aumentar, já que as empresas, a longo prazo, tendem a crescer. 

Além disso, as ações na Bolsa de Valores oferecem um maior retorno no mercado do que os investimentos tradicionais, como caderneta de poupança, Tesouro Direto, entre outros.

Quero investir, por onde começar? 

homem olhando para tela de computador; pensativo;

Essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando a investir no mercado financeiro. Por isso, aqui vão alguns passos que irão te ajudar a dar início aos seus investimentos na Bolsa de Valores.

1- Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer investimento você precisa conhecer seu perfil investidor e os seus objetivos, além de analisar o momento e a atual situação do mercado.

É muito importante definir quais serão seus objetivos (curto, médio ou longo prazo) e também o quanto você pode e está disposto a investir na bolsa. 

Definir isso antes de começar, irá ajudá-lo a saber qual caminho seguir e em quais lugares começar a investir seu dinheiro, e claro, evitará que você entre em uma situação a qual não se sinta confortável.

2- Realize um planejamento financeiro

Ao iniciar seus investimentos, faça um planejamento do que realmente irá fazer e quanto você pode ficar investindo.

Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo são: Suas expectativas de ganhos estão alinhadas à realidade do seu bolso? De onde vai tirar os recursos para investir seu dinheiro? 

Perguntas desse tipo fará com que seus erros futuros em relação aos seus gastos sejam muito menores. Além de que é muito mais fácil ter sucesso, quando se tem controle financeiro.

3- Pesquise sobre investimentos

Existem muitas opções de investimentos e para conseguir escolher a que mais atende suas expectativas e necessidades é importante pesquisar e conhecer mais sobre as mesmas. 

Além disso,  existem muitas ações de empresas diferentes no mercado que podem ser muito vantajosas ou não para você.

4- Abra uma conta

Para começar a investir é necessário ter uma conta em com uma corretora de valores. Essas companhias funcionam como uma ponte entre os investidores e os investimentos.

Na hora de escolher uma corretora de valores, é fundamental que você conheça bem a instituição e o custo-benefício que ela oferece, pois fará grande diferença nos seus resultados, além de evitar surpresas desagradáveis.

5- Invista em uma plataforma focada em investimentos

Ter alguém para te ajudar e auxiliar é fundamental, ainda mais se você estiver iniciando no mercado financeiro.

O Multibot é uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações. Analisamos o mercado e entregamos as melhores oportunidades de investimentos em ações através de recomendações, além de diversos outros serviços. Contamos com um time técnico preparado e certificado, utilizando a tecnologia a favor do investidor com o propósito de simplificar o jeito de investir.

Invista da melhor forma com o Multibot 😉

Agora que você viu que investir na bolsa de valores não é algo de outro mundo, já pode começar a investir!

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com a Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões.

Acesse nosso site www.multibot.com.br , e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
17 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like