A procura por investimentos em ações vêm crescendo a cada ano. Atualmente já passam de 3 milhões de investidores no Brasil, segundos os dados da B3. E apesar da grande crescente, muitos ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Se você está iniciando agora no mundo dos investimentos e também tem essa dúvida, esse post irá te ajudar!

O que são ações?

Também conhecidas como papéis, são títulos nominativos e negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma organização. Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa. Além disso, ele passa a correr os riscos desse negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Quem compra uma ação na Bolsa de Valores, passa a ser chamado de acionista minoritário, a qual esse investidor leva uma pequena parte da empresa. De forma exemplificada, pense em uma pizza com várias fatias, quando você compra um ação é como se você estivesse comprando uma fatia dessa pizza.

Tipos de ações

Ações Ordinárias (ON) 

Esse tipo garante aos investidores o direito a voto e à participação nas decisões da empresa. Essa participação, mais próxima da administração do negócio, depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui. Após a sigla da organização, possuem o número 03.

Ações Preferenciais (PN)

As ações PN não permitem o direito a voto nas assembleias. No entanto, quem investe nesses papéis tem preferência na hora de receber a distribuição dos dividendos. Estas são identificadas pelo número 4 após a sigla da empresa.

Units

Uma Unit, ou certificado de depósito de ações, não é uma ação, mas sim um pacote de classes de ativos,  como as ON e PN. Isso significa que quando uma pessoa adquire a Unit, ela está comprando uma composição de ações dentro de um único produto. Após a sigla da organização, possuem o número 11.

Blue chips

As blue chips são tipos de ações de empresas com grande negociação na Bolsa e maior valor de mercado. Esses papéis possuem alta liquidez, ou seja, são vendidos com mais facilidade e geralmente são ações que pagam maiores dividendos. Alguns exemplos são: Petrobras, Ambev, Vale e Itaú.

Mid Chips

Estes são papéis de empresas de médio porte. Não são as maiores empresas em termos de capitalização, porém também não são as menores.

Para investir nesses papéis é preciso estar bastante atento, uma vez que podem apresentar baixa liquidez.

Small Caps

Small caps são ativos com menor capitalização a qual costumam também apresentar menor demanda e liquidez. Como são mais baratas, os investidores muitas vezes apostam nestes papéis esperando um grande crescimento.

Agora que você entendeu o que são ações e quais os tipos que tem, só resta começar a investir. E se você tiver dúvidas de como comprar e vender ações, temos um podcast explicando certinho sobre o assunto.

Gostou deste post? Então fique ligado nos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com a Multibot! Somos uma plataforma focada em investimentos no mercado de ações, com a missão de auxiliar você em sua tomada de decisões. 

Acesse nosso site www.multibot.com.br , e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

0 Shares:
14 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like