5 erros que você não deve cometer na hora de investir

5 erros na hora de investir - rendi investimentos- rendi
Os investidores que estão iniciando na bolsa de valores podem contar com uma ajuda do Multibot para fazer seu dinheiro render. Separamos 5 dicas para quem está começando no mercado de renda variável agora.

Para você que está iniciando agora na bolsa de valores, nós separamos 5 erros que você não deve cometer na hora de começar a investir seu dinheiro na bolsa de valores.

A Bolsa de Valores é uma forma de aplicar dinheiro muito cotada por investidores. O número de pessoas físicas na Bolsa de Valores segue aumentando. Segundo relatórios da B3, em 2018, os investidores na bolsa brasileira somavam 814 mil, saltando para 3,2 milhões de pessoas em dezembro de 2020.

Com diversas pessoas entrando para o mercado de renda variável, é comum investidores iniciantes cometerem alguns erros, mas quando falamos de dinheiro a falta de conhecimento pode custar caro.

Aliás, se você não sabe o que é a Bolsa de Valores e como investir nela, nós te explicamos, clique aqui.

1Quanto dinheiro investir?

Primeiramente, vamos mostrar um erro muito comum entre os investidores (e não somente os iniciantes). Embora pareça evidente, jamais aplique seu dinheiro em uma única empresa. Com toda certeza, aqui se aplica a famosa frase de um dos mais importantes investidores do mercado financeiro, Warren  Buffett: “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Em conslusão, a dica é invista aos poucos e em várias empresas.

Por isso opte por reservar 30% do seu patrimônio para investimentos mais conservadores como, por exemplo, CDBs, LCI, LCA, títulos públicos, debêntures, entre outros.

2- Essa é a minha estratégia!

Procure uma estratégia para chamar de sua.

A princípio é importante definir uma estratégia de investimentos, isso te guiará para conseguir traçar um caminho e alcançar o resultado desejado. A principal pergunta que você deve responder para si mesmo é: quero aplicar a curto, médio ou longo prazo?

Isso porque ter um plano é fundamental para saber qual caminho seguir e faz muita diferença para chegar no seu objetivo.

3- Esse é meu perfil financeiro

Conhecer e entender seu perfil é muito importante na hora de investir. Por isso é um grande erro não conhecer seu perfil financeiro.

Afinal, isso te indicará a carteira de investimentos mais adequada para você e para os seus objetivos, além dos níveis de riscos que você está disposto a ter. 

São três tipos de perfis: conservador, moderado e arrojado. A propósito, temos um podcast sobre isso, clique aqui para ouvir.

Há um teste chamado Suitability. Ele é composto por diversas perguntas relacionadas aos dados pessoais, capital financeiro, interesses financeiros e tolerância aos riscos.

4- A melhor empresa para investir!

Você entraria como sócio em um negócio sem conhecer o ramo da empresa e sem saber se o cenário está favorável para o investimento?

Ao comprar uma ação você está se tornando sócio da empresa. Por isso é um grande erro não conhecer a empresa que você está aplicando.

Ou seja, é de suma importância conhecer, além do superficial, sobre o negócio. Isso diminuirá os riscos da negociação, assim você saberá onde está pisando. 

A fim de se informar, procure notícias atuais sobre a companhia, sobre a rentabilidade, faturamento. Aliás, fuja daquelas que dão prejuízos. 

Destaques positivos são ações mais confiáveis para investir seu dinheiro.

5- Milagres existem?

Aceite, não há caminho milagroso. Não existe milagre na Bolsa de Valores. Para começar no mercado de ações é preciso dedicar seu tempo para estudos mais aprofundados, afinal é seu lucro que está em jogo.

O mercado de ações oferta inúmeras oportunidades para ganhar dinheiro, mas é necessário saber aproveitá-las. Além disso, dedique seu tempo para ouvir especialistas que analisam ações. Isso é fundamental para o seu dinheiro não ir por água abaixo. 


Esses são os 5 erros você não deve cometer na hora de começar a investir seu dinheiro na bolsa de valores.

A plataforma do Rendi conta com uma série de análises do nosso time de especialistas. Quer saber mais? Clique aqui.

Essas dicas são valiosas para quem está iniciando sua trajetória na Bolsa de Valores e até mesmo para quem já investe nele. Por isso compartilhe essa matéria com seus amigos que estão receosos de começar a ganhar dinheiro com a renda variável. 

Quer ficar por dentro das notícias do mercado financeiro? Acesse https://www.rendi.app.br/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like